Muito em voga hoje está o cinema iraniano, após A separação, de Asghar Farhadi, vencer o Oscar de melhor filme estrangeiro. Fui buscar em outra obra do mesmo diretor a qualidade da cinematografia do Irã.
Procurando Elly é um filme de 2009 que se passa em uma cidade litorânea próxima a Teerã. O enredo tem como foco Elly, uma moça de meia idade que vai passar um fim-de-semana em uma casa de praia com casais de amigos. Na viagem, está também Ahmad, o outro solteiro do grupo, iraniano que voltou ao país de origem após um tempo na Alemanha.
Desde o início, já é um filme interessante, mostrando o que particularmente eu não conhecia dos iranianos: casais de amigos passando dois dias na praia - comendo, bebendo, fumando narguilé, etc. Nada muito diferente do que acontece no Brasil (claro que com suas particularidades culturais), até quando aborda o sexismo - homens na varanda, mulheres na cozinha.
O clímax inicia quando Elly subitamente desaparece na praia. Daí adiante, uma confusão, envolvendo o pavor do acontecimento, atrelado a discussões carregadas pela própria cultura muçulmana, começa.
É um excelente filme, que vale a pena ser visto - ganhou um 8 no imdb. Não só desfaz preconceitos, como indiretamente abre os olhos para a questão do sexismo ocidental.