O bom do Polanski (Roman) é tu ver os trabalhos dele e não saber que são dele. O cara mexe com terror, drama, suspense, etc, e mantém a qualidade e a peculiaridade de cada qual. E todos se saem bem no final.
O Escritor Fantasma é de 2010 e fala sobre um bom escritor britânico que aceita ser o "fantasma" de um político, ex-primeiro ministro da Grã-Bretanha. O mocinho é vivido por Ewan McGregor, que junto com Edward Norton, são os dois mestres do cinema de agora (sem discussão). O vilão, como sempre o político, tem no eterno Pierce Brosnan uma boa figura.
Se passa em Londres e nos Estados Unidos, embora pareça que o filme nunca saia da Inglaterra. Frog! Não é baseado exatamente em fatos reais, mas cai bem pra abordar o momento atual da política globalizada: escândalos, guerras, mentiras e traições - atual? A história do mundo!
Gostei do filme. Me lembrou por certos momentos Fair Game : talvez pela política, talvez pelo desfecho, mas, independente, uma boa lembrança. O Escritor Fantasma não tem nada de espetacular, mas é bem interessante, valendo teu tempo. O final toca bastante; a cena, embriagada pela "depressão atmosférica londrina" fecha com sinceridade a obra e, creio, explicita a mensagem que Polanski que queria ter passado: não te mete com o poder, mesmo que tu ache que possa vir a tê-lo!