quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Spring Breakers

Faz tempo que não fazemos um post pra falar mal de algum filme. Eu tinha esquecido que havia assistido essa porcaria, somente acabei lembrando quando estava vendo os videos do YouTube da VICE - se tu não conhece a VICE, realmente vale a pena. Lá eles tem um vídeo com uns gêmeos nojentos, que lembrei que fazem esse filme.
Lançado em 2012, Spring Breakers trata de um grupo de amigas (novinhas sem noção) que vão para o Spring Break. Nessa semana em que tudo vale - tipo carnaval - a linha entre o que é moral ou não se torna muito mais tênue. Como boas novinhas que são, fazem uma porção de coisas ridículas, e não estou falando do quadradinho de 8.
Bonde das novinhas da Disney
Quem vê o titulo e os atores pode achar que é uma boa pedida. Uma das gurias é a Selena Gomez, que pode estar tentando fazer a transição de adolescente da Disney para adulta (lembram o que aconteceu com a Britney? e o que tá rolando com a Miley Cirus?). Alem disso, o James Franco faz um papel de traficante. Na teoria está tudo indo bem, sim?
Na prática o filme é terrível. As cenas parecem saídas de um clipe de música, que vai durar 90 minutos. Não há diálogos! O tempo não passa, a história não existe. A melhor coisa é a fotografia e estética - as cores, movimentos de câmera e textura das imagens.
Digo que certamente está entre os piores filmes que já assisti. Alias, não consegui assistir tudo. Talvez o filme represente alguma coisa pros americanos, mas acho que para nós não tem nenhum sentido.
E sobre os gêmeos nojentos, pelo que consegui assistir do video da VICE, eles não estavam interpretando.
Spring Breakers (2012) on IMDb

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

7 psicopatas e um shi-tzu

É um meta filme divertido.
Do mesmo diretor de "in Bruges" ou "Na mira do chefe" e com o mesmo ator principal - Colin Farrell - a história trata de um roteirista alcoólatra e com bloqueio criativo. Começa a escrever um roteiro sobre psicopatas. Ele vai tirando inspiração principalmente do seu amigo muito louco Sam Rockwell (baita ator!!). O amigo tem alguma profissão que me não recordo, mas acho que a principal atividade é sequestrar cães com o amigo Christopher Walken!!! Eis que em certo momento roubam um shi tzu que pertence a um famoso gângster - Woody Harrelson. Esse sim um verdadeiro psicopata.


O filme, que é de 2012, tenta quebrar muitos dos clichês do cinema: a construção linear comum e didática, os diálogos cheios de frases vazias cheias de sofismo, o perfil do assassino frio e quase herói (ou o super bandido ruim até os ossos)... E tenta também contar muitas histórias ao mesmo tempo que escreve a sua própria. Sendo assim, acaba ficando um pouco raso. Os personagens não te cativam muito - embora sejam bem interpretados e carismáticos o suficiente - e a história fica tão aberta que não consegue te prender. Em nenhum momento tu fica sentado na ponta do sofá, esperando um desfecho. A maior tensão é saber se o cachorro vai morrer ou não.
Se passa em Los Angeles e arredores, tem um excelente elenco e é cheio de referências à cultura pop, cinema e tal.
Mesmo assim é um bom filme, divertido e inteligente. Vale a pena pelo humor negro e histórias originais.
Tem uma nota razoável no imdb, acho que tá até exagerado. "Na mira do chefe" é muito melhor!
Seven Psychopaths (2012) on IMDb


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Amantes Passageiros

Aparentemente as traduções bizarras de nomes não acontecem somente do ingles para o português. Amantes Passageiros nos Estados Unidos virou "I'm so Excited". O filme de 2013 do Almodóvar,
segundo algumas outras críticas que li, destoa do padrão dos seus últimos. Se trata de uma comédia cliche, desbocada e fanfarrona. E como de costume, muito sexual.


A história é a seguinte: um avião está prestes a decolar. Os funcionários do aeroporto estão envoltos em sua vida pessoal e cometem um pequeno erro, que acaba por afetar muitas outras pessoas além deles. O efeito dominó acontece muito mais psicologicamente do que materialmente, a medida que, pela possibilidade de acidente, os passageiros e tripulação começam a surtar.


A crítica mais interpretativa (aqui se inclui os críticos ao modo de viver atual e também ao, digamos, capitalismo) diz: aquele que apenas assiste uma comédia, não percebe a caricatura da podre sociedade que é esse filme. A tripulação é o governo, a classe econômica é o povo e a classe A - surpresa! - é a classe A. O povo dorme enquanto o governo irresponsável se preocupa em servir a classe A - perversa, decadente, amoral e criminosa - tudo isso enquanto o país (se pensar que o avião é a economia fica melhor ainda a metáfora) ruma a uma aterrissagem forçada, possivelmente fatal.
Como não sou desse pessoal que vê critica social até na propaganda da Casas Bahia, gosto de pensar que é uma comédia leve e desbocada.
Apesar da nota baixa no imdb e de eu não gostar dos filmes do Almodóvar, recomendo para momentos de lazer.
I'm So Excited! (2013) on IMDb