terça-feira, 6 de maio de 2014

El Metodo

Um filme espanhol de 2005 chamado El Metodo.  A história é toda baseada em uma entrevista de emprego. O cenário é inteiro uma sala de reuniões. O número de personagens é 8. Parece que estou fazendo o contrário de convencer vocês a assistir o filme. Contudo, pensa: o que sobra quando o elenco, cenário e histórias paralelas são reduzidos a quase nada? O roteiro!
São 7 candidatos a uma vaga de executivo em um banco espanhol (acho que é um banco, não importa muito). Estão todos na sala aguardando a pessoa que irá conduzir essa entrevista em grupo. Não chega ninguém. Eles são especificamente obrigados a assinar um contrato assumindo que aceitam o método Gronholm de seleção - que ninguém sabe o que de fato é.
Os candidatos então são avisados que entre eles está o executivo do RH. Eles precisam descobrir quem ele é. A partir daí começam os jogos de seleção (alguns bastante típicos de RH) em que acabam por eliminar uns aos outros. Então, ao mesmo tempo que precisam descobrir quem é o executivo do RH, precisam permanecer na disputa. Genial ou maligno?

Já falamos aqui no blog sobre esse tipo de mistério (ver posts "E não sobrou nenhum - Family Guy", "Assassinato em Gosford Park" e "Os homens que não amavam as mulheres"). Não sei muito bem se tem um nome pra isso, mas estão todos os suspeitos num quarto, cabendo aos mesmos descobrir quem é de fato o assassino. Bem, nesse caso o assassino é o cara do RH.
Além disso, ao invés de simplesmente "matar" - nesse caso está mais para dispensar - os outros personagens, o infiltrado os força a participar de jogos. Jogos de eliminação. Me parece até um pouco com Jogos Mortais, mas só um pouquinho mais sutil. Bem pouco.

Os personagens e o cenário. Quem vocês acham que é o infiltrado?
É um roteiro cheio de argumentações em lógicas circulares, inversões na história e blefes duplos. Põe o tempo em cheque o certo e o errado, uma vez que seguindo um caminho, posso prejudicar meu concorrente. Mas seria isso o mais ético? Ao mesmo tempo, se eu não assim fizer, estarei baixando minha guarda? Se o meu concorrente estivesse na minha situação, o que ele faria? E o que será que a empresa espera de mim? Estou sendo agressivo demais? Ou não agressivo suficiente?
Participar dessas entrevistas de emprego não é nada fácil. Adicione a isso o cenário econômico espanhol da época - inclusive retratado no filme. Não está fácil pra ninguém. Espanha em crise. Desemprego elevado. Não tá fácil pra ninguém. E ai, o que tu faz?

Certamente se você já passou por uma, irá se identificar. Se nunca, assiste. É sensacional.



Se tu gostou, tem o filme inteiro AQUI legendado em portugês mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário