Incrível como só agora estou fazendo outro post de alguma coisa que só existe na internet. Na realidade Tales of Mere Existence é também vendido em DVD, mas o critério técnico de enquadramento não interessa nesse momento. É um show do youtube e pronto. A questão é que eu, ultimamente, venho assistindo menos e menos TV e mais e mais YouTube. Esse é um dos shows que eu gosto de assistir, sou inscrito no canal há bastante tempo. É uma pena que não haja maior apoio pra essas pessoas criativas da internet, ainda.
Nos primeiros minutos de vídeo, Tales parece extremamente chato. Inclusive nos primeiros vídeos Tales pode realmente parecer um saco. "Quem é a criança que fez isso?" pode passar pela cabeça. A medida que a pessoa vai assistindo mais e mais vai entendendo que os desenhos são algo pra preencher a tela, é preciso prestar atenção na fala, nem tanto nos desenhos. Acredito que propositalmente os desenhos são simples, afinal assim conseguimos prestar mais atenção na lógica do que está sendo dito. Pode-se definir o Lev (criador) como um escritor com talento para desenhista, ou o inverso disso. De qualquer modo, frequentemente sobre assuntos cotidianos(ex: como carregar os livros na escola), Tales fala da vida pessoal do seu criador, sua adolescência, experiências, filosofias de vida, aspirações. De modo geral me identifico bastante, principalmente nas ideias sobre o sentido da vida e identidade própria(ex: Who the hell am I?). Aparentemente o criador não sabe muito bem quem é, onde se encaixa, como deve se portar e qual o papel dele no mundo. Ele consegue, vídeo a vídeo, criar um cenário bastante interessante para caracterizar-se: é um cara estranho. Porém, quando assistimos mais episódios, fica claro que é exatamente isso que o define, a noção de que ele é um cara estranho, introspectivo, que sabe que não se encaixa, mas tudo bem, não tem problema em admitir e não fica forçando a barra.
Em praticamente todos os vídeos ele é genial, tem alguma tirada e insight muito bom. Tem uma habilidade excelente de formar frases e construir uma história, de modo que consegue passar a sua essência de uma maneira que parece ser muito simples, embora muitas vezes seja algo bastante profundo. Da maneira com que falei parece que é alguma coisa pesada, pretensiosa, mas não. Até mesmo nos seus vídeos mais profundos ele consegue ser descomplicado. Claro que, como já disse antes, ele também fala de assuntos engraçados, com os quais todo mundo consegue se identificar.
Sou um grande fã e espero que ele continue fazendo vídeos e postando eles de graça por muito tempo.
Aí vai um dos meus preferidos:
Já parei pra pensar e cogitei o fato de ele ter criado um personagem paranoico, estilo a maioria dos do Woody Allen, pra fazer sucesso no YouTube. Não quero aceitar essa hipótese, pq assim eu teria mais um personagem parecido comigo, e não a reconfortante prova real de que há pessoas assim por aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário