terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Artista


Acho que não vou assistir esse filme, mesmo que seja o nome do Oscar de 2012.
Estou imaginando um cenário: e se eu gosto desse filme? Vou começa a falar pros outros que um filme preto e branco, mudo e francês realmente mereceu ganhar. É o primeiro passo para se tornar um Zé Wilker, o símbolo do crítico insuportável. Nada contra ele, até realmente parece ser gente boa, mas vamos usar aqui o seu nome para essa figura: o chato oficial. Não será mais possível discutir nada sobre cinema com essa pessoa. É o cara que não aprova nada que foi feito recentemente, e quando surge algo bom, ele desaprova a fotografia, a montagem, a atuação dos personagens mais coadjuvantes que o próprio coadjuvante. As referências dele não estão nem na lista dos 250 no imdb, que provavelmente vai dizer que são influenciados pela opinião da massa. Chato, pretensioso, se acha. É aquele cara que vê coisas no filme que ninguem jamais enxergaria. Por exemplo, assiste Beleza Americana e critica a nova geração em sua negação das gerações antigas, ah, e ainda fala sobre o pós guerra. Sempre tem um pós guerra no negócio. É tipo aquele cara que entende muito de vinho e acaba sempre bebendo sozinho. Abaixo um diálogo fictício entre um Zé Wilker e uma pessoa qualquer:

Pessoa Normal:
- Cara, comédia boa é Se Beber Não Case.
Zé Wilker
- Discordo. A comédia para mim nasceu e morreu com Chaplin. O resto é tudo
Casseta e Planeta.
Pessoa Normal:
- Porra, então um thriller animal, Cisne Negro.
Zé Wilker
- Psicose, o original, no máximo. Ainda que a atuação esteja um pouco crua. (os Zé Wilker adoram usar palavras assim pra descrever as coisas)
Pessoa Normal
- Ah, cara, então um suspense bom aí pra ti que gosta dos clássicos, Sexto Sentido.
Zé Wilker
- Acho que vc é realmente um neófito, pois esse filme a que vc se refere faria Hitchcock revirar-se no túmulo.

Pessoa Normal
- Ah vai se fude, vai pro inferno. Vai no cinema sozinho, seu psicopata.


É, acho que não vou assistir O Artista.


(Quem quiser ler uma crítica séria de um Zé Wilker pode clicar AQUI)

Um comentário:

Mai disse...

HAHAHA.. achei ótimo esse post.
Eu também não tenho vontade de assistir esse filme. Na nossa era onde quase tudo é possível com as animações e os efeitos especiais, porque voltar tanto no tempo e desperdiçar tudo isso? Quem quer ver algo tão básico em termos de efeitos e imagens, vá ao teatro!

Postar um comentário