domingo, 29 de abril de 2012

O Grande Truque

*** CONTEM SPOILERS *** *** CONTEM SPOILERS *** *** CONTEM SPOILERS ***

O Grande Truque (The Prestige, 2006) é mais uma prova de que Christopher Nolan é um baita diretor. 
O filme é um suspense sobre 2 mágicos, antes amigos e parceiros, em uma disputa por quem tem o melhor truque, justificada por egos feridos. Os dois mágicos são Christian Bale e Hugh Jackman. 
A amizade acaba quando a esposa do Wolverine, que era assistente do mágico "tutor" dos dois, morre em um truque, supostamente por culpa do Batman. Então eles seguem carreira solo e o negócio segue da seguinte forma: um faz um truque impressionante, o outro descobre e faz de tudo pra arruinar. Assim vai até a hora que Batman começa com o seu Homem Transportado e enlouquece Wolverine, pois o truque é sensacional e aparentemente inimitável. Cada um dos mágicos conta com um engenheiro, que é quem ajuda na criação dos truques. Wolverine tem Michael Caine e Batman tem o misterioso Falon.

Pulando daí para o final, Wolverine consegue imitar sim o truque, porem a meu ver, não foi satisfatório. Me parece um enjambre.  A justificativa de como o Batman fazia seu truque, isso sim foi muito bom, o verdadeiro truque desse filme. 



Dito isso, sobre atuação, figurino, fotografia e essas coisas, o filme está de parabéns. A começar pelo elenco: os dois já mencionados, Michael Caine, Rebecca Hall(a Vicky ou a Cristina daquele filme em Barcelona)Scarlett Johansson(a Vicky ou a Cristina daquele filme em Barcelona) e David Bowie!!!! O figurino e a ambientação são mito bem feitas, pois eu como conheço muito da Inglaterra do fim do século 19 posso afirmar. A fotografia é muito bem trabalhada, dá para ver que foi colocado muito esforço nisso.
Recomendo muito essa película, goste de mágica ou não. Baita filme!
(LA VEM O SPOILER) 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

The Mist

Nunca subestime Stephen King. Só pra isso já serve esse post.
Dias desses, eu e a namorada fomos ver tv em busca de um programinha bacana no Discovery ou do encantador de cães. Nada de bom nos primeiros canais, e eis que nos deparamos com O nevoeiro. Ela até pode mentir, mas eu recusei a proposta logo de cara - sim, só ela queria ver o filme.
O Nevoeiro é uma obra de 2007, de Frank Darabont, baseado em um conto do mestre King. Conta a história de uma cidade nos EUA atingida por um nevoeiro que devora as pessoas. Quase todo filme se passa em um supermercado, onde grande parte dos habitantes se encontrava no momento do fenômeno.
A ideia de um monstro cheio de tentáculos comendo gente é boba, certo? A babaquice para por aí. O que acontece no estabelecimento reflete perfeitamente eu, tu, nós. Todo pânico instaurado em virtude do evento transtorna o way of life, levando certos ao fanatismo e ao que está coladinho nele, a mais perversa loucura.
A atuação de Thomas Jane é surpreendentemente boa, e a de Marcia Gay Harden, de Sobre meninos e lobos, excelente. Ah, e o final é diferente do final do conto - outro ponto pra Darabont, que soube não estragar Stephen King, e, além disso, fechar com chave de ouro.