O Grande Truque (The Prestige, 2006) é mais uma prova de que Christopher Nolan é um baita diretor.
O filme é um suspense sobre 2 mágicos, antes amigos e parceiros, em uma disputa por quem tem o melhor truque, justificada por egos feridos. Os dois mágicos são Christian Bale e Hugh Jackman.
A amizade acaba quando a esposa do Wolverine, que era assistente do mágico "tutor" dos dois, morre em um truque, supostamente por culpa do Batman. Então eles seguem carreira solo e o negócio segue da seguinte forma: um faz um truque impressionante, o outro descobre e faz de tudo pra arruinar. Assim vai até a hora que Batman começa com o seu Homem Transportado e enlouquece Wolverine, pois o truque é sensacional e aparentemente inimitável. Cada um dos mágicos conta com um engenheiro, que é quem ajuda na criação dos truques. Wolverine tem Michael Caine e Batman tem o misterioso Falon.
Pulando daí para o final, Wolverine consegue imitar sim o truque, porem a meu ver, não foi satisfatório. Me parece um enjambre. A justificativa de como o Batman fazia seu truque, isso sim foi muito bom, o verdadeiro truque desse filme.
Dito isso, sobre atuação, figurino, fotografia e essas coisas, o filme está de parabéns. A começar pelo elenco: os dois já mencionados, Michael Caine, Rebecca Hall(a Vicky ou a Cristina daquele filme em Barcelona)Scarlett Johansson(a Vicky ou a Cristina daquele filme em Barcelona) e David Bowie!!!! O figurino e a ambientação são mito bem feitas, pois eu como conheço muito da Inglaterra do fim do século 19 posso afirmar. A fotografia é muito bem trabalhada, dá para ver que foi colocado muito esforço nisso.
Recomendo muito essa película, goste de mágica ou não. Baita filme!
(LA VEM O SPOILER)