domingo, 29 de abril de 2012

O Grande Truque

*** CONTEM SPOILERS *** *** CONTEM SPOILERS *** *** CONTEM SPOILERS ***

O Grande Truque (The Prestige, 2006) é mais uma prova de que Christopher Nolan é um baita diretor. 
O filme é um suspense sobre 2 mágicos, antes amigos e parceiros, em uma disputa por quem tem o melhor truque, justificada por egos feridos. Os dois mágicos são Christian Bale e Hugh Jackman. 
A amizade acaba quando a esposa do Wolverine, que era assistente do mágico "tutor" dos dois, morre em um truque, supostamente por culpa do Batman. Então eles seguem carreira solo e o negócio segue da seguinte forma: um faz um truque impressionante, o outro descobre e faz de tudo pra arruinar. Assim vai até a hora que Batman começa com o seu Homem Transportado e enlouquece Wolverine, pois o truque é sensacional e aparentemente inimitável. Cada um dos mágicos conta com um engenheiro, que é quem ajuda na criação dos truques. Wolverine tem Michael Caine e Batman tem o misterioso Falon.

Pulando daí para o final, Wolverine consegue imitar sim o truque, porem a meu ver, não foi satisfatório. Me parece um enjambre.  A justificativa de como o Batman fazia seu truque, isso sim foi muito bom, o verdadeiro truque desse filme. 



Dito isso, sobre atuação, figurino, fotografia e essas coisas, o filme está de parabéns. A começar pelo elenco: os dois já mencionados, Michael Caine, Rebecca Hall(a Vicky ou a Cristina daquele filme em Barcelona)Scarlett Johansson(a Vicky ou a Cristina daquele filme em Barcelona) e David Bowie!!!! O figurino e a ambientação são mito bem feitas, pois eu como conheço muito da Inglaterra do fim do século 19 posso afirmar. A fotografia é muito bem trabalhada, dá para ver que foi colocado muito esforço nisso.
Recomendo muito essa película, goste de mágica ou não. Baita filme!
(LA VEM O SPOILER) 

Usar uma máquina de clonagem para a mágica ficou forçado, tirou muito da racionalidade do filme. Todos os outros elementos foram muito bem amarrados, mas fiquei com a impressão de que foi um artifício improvisado, já que de nenhuma outra maneira foi possível dar um Homem Transportado para o personagem de Hugh Jackman, criou-se essa justificativa. Inclusive, lendo no imdb sobre isso, achei um comentário de algum usuário sobre a possibilidade de duplicar itens valiosos com a máquina. Isso resolveria a falta de recursos do Tesla. Fiquei bastante decepcionado com essa parte do final, normalmente não gosto dessas coisas sobrenaturais fora de contexto. Contudo, o verdadeiro grande truque do filme vem da justificativa de como o personagem de Christian Bale fazia o seu Homem Transportado. Aceitei a explicação, que de certo modo, amenizou em muito decepção sobre a máquina de clonagem.

3 comentários:

Anônimo disse...

discordo sobre a máquina de clonagem, foi uma sacada genial e que deixou muitas dúvidas e coisas intrigantes para que as pessoas discutissem depois... Tesla foi 'de verdade' um gênio, o filme discute que talvez ele poderia ter de fato criado algo extraordinário assim, e ele pode sim ter duplicado itens valiosos com a máquina, mas ele não a usaria, em sua última cena na película fica claro que por ele aquela máquina já estaria destruída... no mais o filme é genial

Riba2013 disse...

Muito bom, o filme já tinha assistido duas vezes logo no lançamento, essa semana assistir novamente, mas dessa vez tentando presta atenção em outras coisa que talvez tenha pedidos da outras vez e pensei, sera que que eu realmente entendi o filme em seu todo ou fui iludido e me enganei quantas possibilidade podem surgir, ponta soltas deixadas propositalmente ou não, es que ao final penso e se o Falon não fosse irmão gêmeos coisa nenhuma? nada de vidas duplas e sim compartilhada, o que mas ele poderia ser? o filme todo foi montando como mosaico um quebra-cabeça para ser resolvido, começar com varias cartolas copiadas e termina vários corpos dentro de tanques. Pergunto quem conheceu o Tesla primeiro? nao Foi Batman... O Wolverine so se encontrou com o Tesla por causa do sequestro do Falon, Quando ele fala com o ajudante do tesla a maquina ja funcionava quase perfeitamente, mas gastava muito energia e mandava os objetos para muitos longe, aposto que todas aquelas lampadas eram copias\clones, entao depois ele mostra que ela copia seres vivos e ninguém pode garantir se o Tesla realmente falava a verdade quando fez a copia do gato preto, e por fim avisa que maquina seria a desgraça do wolver ele entrega uma versão compactar na grande caixa (ou caixão rip wolver ) então aqui eu me pergunto o quer teria acontecido se o wolver nao tive-se preparado com uma arma para mata seu clone se ele tive-se esperado como o clone perdi-o? então esse poderia ser o grande truque o segredo batman e do falon nao gemeos, mas o primeiro clone uma oportunidade nao uma vida-dupla mas sim compartilhada. entao tudo seria uma questão de escolha, nao exite o bem e o mal e sim apenas o homem e sua estupides.

Anônimo disse...

Eu acho que o Batman tinha encomendado uma maquina igual antes do wolverine. por que quando o wolverine se encontra no bar com o produtor dele ele fala do tesla e de uma maquina, ai ele arranca a pagina do diario do batman e fala, ele já construiu uma vez. e vai lá e pede pra ele fazer uma. e tesla alerta ele que isso só traria desgraça. provavelmente ele já sabia os efeitos da maquina, porém o batman só usou uma vez. por que se eles sempre foram amigos, como que ele não sabia que ele tinha um irmão gêmeo? eu acho que ele já tinha usado a maquina antes, por que tinha um desenho dela no diario dele.

Postar um comentário