domingo, 16 de setembro de 2012

INTOUCHABLES

Intouchables. Um filme que tinha o potencial para se tornar um clássico da sessão da tarde, mas dessa vez não. Se assim fosse, não estaria sendo postado aqui. 8.6 no imdb, não está mal.
Um filme francês de 2011 muito bonito, simples, fácil de assistir e engraçado. Totalmente recomendado, para assistir com qualquer companhia. Se não tiver companhia, assista sozinho.
Um senhor muito rico(multibilionário talvez), aristocrata e culto. Um jovem da periferia, com antecedentes criminais leves e sem perspectivas na vida. Dois destinos que normalmente não se cruzariam.
O que acontece é que Phillipe, o senhor aristocrata, é tetraplégico e está contratando um novo assistente, enfermeiro, guarda-costas. Driss, o jovem vida-torta, não tem nenhuma qualificação para o cargo, mas é um cara autêntico. Phillipe imediatamente percebe que Driss não tem travas na língua e não fica cheio de cautela perto dele, devido a sua deficiência. Era o que procurava. 
Contratado, Driss precisa aprender a cuidar de alguem naquela situação. Segue uma série de cenas engraçadinhas, imaginem. Mas o humor não é todo desse tipo, é legal observar como o jovem e humilde contrasta com o antigo, refinado, culto e rico. Com o tempo vão criando uma forte amizade, que contamina a todos que os rodeiam.
É um daqueles filmes que a doença, nesse caso a deficiência, serve como ignição para a história, e não como tema central. Obviamente que tem grande valor, importância e define grande parte da inspiração. O que quero dizer é que, está mais para Perfume de Mulher do que para Nascido em 4 de Julho. Está muito mais para comédia do que para drama. 
Para mim, a parte mais interessante: esse é um filme baseado em um livro, que conta a vida de Phillipe, ou seja, é uma história real. Inclusive com direito a menção sobre a vida dos dois atualmente, com videozinho e tudo.
Ao que parece, os direitos do filme foram vendidos aos americanos, portanto uma versão hollywoodiana deverá sair em algum momento. Na França, esse filme foi um dos nacionais mais assistidos de todos os tempos, e uma grande parte do dinheiro arrecadado foi destinado a instituições de auxílio a deficientes físicos. Tomara que os yankees façam o mesmo!
NOTA The Intouchables (2011) on IMDb

Nenhum comentário:

Postar um comentário