Avatar é, sem dúvida, um dos meus desenhos favoritos, só perdendo para Adventure Time (e perdendo por pouco).
No universo de Avatar, há quatro nações principais: Água, Fogo, Terra e Ar. Algumas pessoas nascem com a habilidade de dobrar (to bend) um desses elementos, o que significa poder manipulá-los em pequenas proporções.
Ninguém pode aprender a dobrar mais de um elemento, salvo o Avatar, que assume a missão de dominar todos os elementos e manter o equilíbrio na terra. Apenas uma pessoa no mundo é o escolhido e, quando ela morre, outra pessoa nasce e assume a missão. As reincarnações são alternados entre as nações, na ordem, da Água, Terra, Fogo e Ar.
A primeira série conta a história de Aang, o último dobrador de ar. A nação do Fogo planejava uma ofensiva sobre as outras nações e, para evitar a reincarnação do Avatar, tentou eliminar todos os membros da nação do Ar. Por sorte, Aang escapou, mas se tornou o último de sua cultura. É dele a missão de aprender as técnicas da Água, Terra e Fogo, além de deter uma nação inteira e restabelecer o equilíbrio na terra!
A história corre muito bem. Em cerca de 60 episódios divididos em 3 "livros" (Água, Terra e Fogo) de 20 capítulos, há bastante comédia e ação. O humor é sutil e, embora seja uma animação, envolvente para um público mais maduro. As cenas de ação são muito bem montadas, e as técnicas envolvendo os elementos parecem naturais para o espectador, exatamente como devem ser para os personagens.
Avatar possui uma forte influência das filosofias asiáticas, mas consegue se expressar sem uma pecha de moralismo ou conteúdo religioso. Em um dos episódios, Aang encontra um guru que ensina a ele princípios bem próximos aos do (acho eu) budismo. A presença desses elementos e a interação deles com os dilemas dos personagens torna o seriado bastante profundo. O contraste com o fato de ser uma animação e de ter várias cenas de ação dá dinâmica e leveza. É uma receita que não tem como dar errado e, de fato, a audiência, os prêmios e a legião de fãs que Avatar possui mostram isso.
Atualmente, Avatar está no seu segundo seriado, no qual conta a história de Korra, a reincarnação posterior a Aang. A proposta de Korra é um pouco diferente e merecerá um post só pra ela. Além disso, tem a adaptação para o cinema da saga de Aang: The Last Airbender. O filme foi um fracasso que, com a justíssima nota 4,4 no IMDB, levou os fãs a pedirem um rebot da trilogia que era esperada.
Avatar: The last airbender está no Netflix com uma dublagem honesta.
Definitivamente, uma animação agradável de se ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário