sábado, 15 de outubro de 2011

Kamchatka

Eu já conhecia bastante coisa do cinema argentino antes de O Segredo de seus Olhos, mas é evidente que o país deu um passo gigantesco após o aclamado filme de Campanella. Minha namorada considera o melhor filme sulamericano já visto, quiçá mundial. Meu pai não esperava tanto, mas viu e achou espetacular. Assino embaixo a opinião dos dois.
A partir daí, fomos procurar mais de Ricardo Darín - herói argentino - e a produção de los hermanos, e encontramos Kamchatka, indicado pela Argentina ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2002. O diretor é Marcelo Piñeyro e conta sobre Harry ("Rári", em ispanglês), um menino que foge com os pais da cidade para uma casa de campo em virtude do Regime Militar.
É interessante a abordagem do filme: não se baseia em contar maus-tratos e perseguições durante a trágica época - fim da década de 70; e sim em fixar na figura do guri, mostrando como ele lida com a situação e suas intempéries.
Mais uma vez, é um filme sobre criança, mas não de. Tem uma fotografia belíssima, o elenco é excelente, embora o enredo não se compare ao de O Segredo de seus Olhos - comparação injusta, também. Fico feliz por termos um cinema latino de qualidade, embora nessa questão Maradona esteja a anos-luz de Pelé. Desculpa, Pablo.

2 comentários:

Mai disse...

Segredo de seus olhos é realmente muito bom.
Esse do post eu não vi ainda.
Tem outros dois que são famosos também: "Abutres" (não sei o equivalente em espanhol) não vi ainda mas ouvi falar mto bem, e Um Conto Chines (Un Cuento Chino) que é bem engraçado! Acho que o Darín tá em todos né! Ah.. e tem "O Filho da Noiva" também, que ele está!

Felipe Lins disse...

Kamchatka não achei em locadoras, baixei na internet (no filmescomlegenda.net).

Postar um comentário