domingo, 15 de setembro de 2013

Kick-Ass 2

Sabe quando você curte uma banda em início de carreira, cheia de personalidade e inovação, e depois ela vai mainstream e assume todos os clichês possíveis? Foi exatamente essa sensação que eu tive com Kick-Ass 2.

O grande trunfo do primeiro filme era desqualificar os pilares usuais de uma história de super-herói. O protagonista era um John Doe, sem dramas familiares e sem motivos excepcionais para se tornar um vigilante. Ele combatia o crime porque era bacana.

Na sequência, os clichês também são deslocados. Eles são exagerados e desacreditados mas, mesmo assim, são pontos centrais da história, e isso me incomoda bastante. Enquanto que no primeiro filme a história simplesmente fluía sem depender de acontecimentos críticos, no segundo coisas como me-vingarei-porque-você-matou-meu-pai ou quero-dominar-a-cidade-porque-sim são determinantes.

O elenco também inflou, especialmente pela presença do Jim Carrey. Eu gosto muito dele, especialmente quando ele não faz comédia, mas eu sinto que eu KA2 ele foi anunciado como uma atração principal, apesar de isso não se mostrar verdadeiro.

As cenas de luta pioraram bastante em relação ao primeiro filme. Há cenas boas, mas não tão intensas quanto antes. Parece que tudo ficou mais ameno e abrangente, para agradar um grande público. De novo, o lado comercial afeta mais "a arte de fazer um filme bom", ainda que isto significasse não agradar muita gente.

Pra acabar, não gostei do rumo da Hit-girl. Ela é um dos meus personagens favoritos em filmes e o ar Mean Girls  simplesmente não me agradou.

Enfim, Kick-Ass 2 não é um filme ruim, mas também não satisfaz as minhas expectativas. Comparar o primeiro filme com o segundo é como colocar ao lado as atuações do Steve Carrel depois da fama e em O virgem de 40 anos: não se tornou inassistível, mas também não me agrada tanto quanto eu esperava que iria agradar.

Obrigatório (mesmo que não muito agradável) para quem curtiu o primeiro filme. Razoável para quem quer passar o tempo. Ruim para quem pensava em um filme épico. Perfeito para quem curte "roupas de couro exóticas".


Nenhum comentário:

Postar um comentário