Caráter, sob direção de Mark Van Diem, é uma produção holandesa de 1997, vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro no ano seguinte. A trama se passa em Roterdã nos anos 20 e é centrada na figura de Jacob, um advogado recém formado acusado de matar um inescrupuloso oficial de justiça.
Durante o interrogatório, Jacob Katadreuffe traz a justificativa para o suposto assassinato: Drevenhaven era seu pai e estava tentando destruir sua vida. A partir daí, o moço conta sua história, mostrando desde uma infância pobre até o êxito profissional na maturidade. A obra mostra Jacob passando por um sem número de complicações, na sua grande maioria causadas diretamente por Drevenhaven.
A relação pai-filho e a competição evidente entre os dois é o foco da película. É interessante também o conflito existente entre Jacob e sua mãe. A progenitora nutre um ódio referido ao rapaz, em decorrência de uma gravidez totalmente indesejada. Nota-se, a partir disso, surgir o impulso necessário para Jacob enfrentar o pai - ou a própria vida - e triunfar.
É um filme excelente, do qual - confesso - não esperava muito. Vale a pena para conhecer o cinema holandês, que ainda corre por fora do tradicional eixo europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário