quinta-feira, 8 de setembro de 2011

os homens que não amavam as mulheres


Originalmente chamado de "The girl with the dragon tattoo" e mais originalmente ainda chamado de "Män som hatar kvinnor" esse é o primeiro livro que virou filme da trilogia Millenium, escrita por Stieg Larsson.
O primeiro livro foi lançado em 2008 e aparentemente virou best seller rapidamente. Me foi recomendada a trilogia no final de 2010, o que veio a calhar no amigo secreto de final de ano. O primeiro livro eu engoli inteiro, mal mastiguei. É uma ficção policial rápida e instigante. A estrutura do mistério é clássica: um desaparecimento ocorreu há décadas em um ambiente fechado, tornando todos os presentes em suspeitos do crime. O ambiente é na realidade uma ilha pertencente a uma riquíssima, problemática e desestruturada família sueca. Não vou me estender sobre a história, afinal já existe o livro, um filme e agora sairá sua versão hollywoodiana.
Creio que no primeiro livro a palavra de definição seja suspense. Tanto a respeito do desaparecimento e  quanto em relação aos personagens. Quem diabos é Lisbeth Salander e como ela sempre sabe de tudo? O que tem de errado com os Wanger? Pq o Mikael Blomkvist pega todo mundo?
O segundo e terceiro livros são definidos pela palavra enrolação. Me decepcionaram demais. Confesso que nem terminei o terceiro. O segundo já desceu quadrado, tive que me forçar, não era uma leitura muito prazerosa. Pra mim ficou evidente que o sucesso engrandeceu os olhos da editora, que forçou o autor a produzir mais. Obviamente ninguém ser genial o tempo todo, nem Stieg Larsson, nem Stephen King e nem Ronaldinho "Gaúcho".
OK, sobre os atores. Aqui é há um ponto de análise interessante. A versão americana apostou no novo Bond, o homem do pior sorriso do mundo, Daniel Craig como e protagonista. Deixaram a Salander de lado, um talento novo e que nem é tão bonita e pelo visto se esforçaram para enfeia-la. Na versão sueca Mikael Blomkvist é horrivelmente feio, Lisbeth tem bastante charme, para alguem com estilo tão peculiar.
Estou curioso para ver se o know-how dos americanos vai conseguir melhorar a trama, que por ja ter lido o livro saber tudo de antemão, achei meio corrida na primeira versão. Senti que se eu estivesse absorvendo tudo pela primeira vez talvez ficasse um pouco perdido.
Para quem gosta de ficção policial, suspense e um pouco de ação é uma boa dica!

PS: qual Lisbeth tu preferes?
                            
Sueca
Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário